
Por Tânia Mendes (Revista Brasileira de Administração-RBA)
No Brasil, os cursos de Administração são os que oferecem, anualmente, o maior número de vagas – cerca de 520 mil em mais de 2,8 mil instituições em 2006. Mas será que estes cursos desenvolvem habilidades e competências dos egressos para o mercado de trabalho atual?
Se considerarmos a opinião da maioria dos internautas que responderam a questão num fórum da internet, podemos afirmar que sim. Respostas como esta: “Entrei para o curso de Administração por falta de opção, mas hoje entendi que é uma área onde a gente tem boas possibilidades de emprego, pois toda empresa precisa de um administrador. O campo de trabalho é muito amplo”, ou argumentos do tipo: "Acho o curso excelente, as matérias são legais e estou empregando na prática o que aprendi na faculdade", que são a maioria. Entretanto, um dos depoimentos é desfavorável: "Acho o curso interessante para quem tem espírito empreendedor. Caso contrário, a faculdade será um fracasso. Isso aconteceu comigo, formei há cinco anos num curso extremamente teórico, muito chato. Hoje atuo em outra área, ou seja, o curso de Administração não serviu para nada".
Comentário Pessoal: O mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Hoje, não é necessário, ser um bom profissional apenas, é preciso ser o melhor. O você é bom ou não é. Não existe meio termo. Em se tratando do curso em si, ele oferece sim meios e habilidades para egressar no mercado de trabalho, desde que haja reciprocidade no ciclo de repasse do conhecimento, isso envolve interesse e identificação com o curso. O problema está na grande facilidade e disponibilidade desse curso, ele está se tornando cada vez mais acessível a qualquer pessoa, muitas vezes sem o devido preparo para cursar o ensino superior.
O grande diferencial está em cada um. Na sua dedicação, vocação e inteligência. Na busca por ser esse profissional apto para adentrar nesse mercado tão rigoroso. No final das contas, você é quem faz o curso.
O sucesso de amanhã é o espelho de nossos atos hoje.
(6) postado por: Anatacha de Souza sobreira
Fonte: http://www.rbaonline.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário