domingo, 2 de novembro de 2008

Concurso público: uma boa opção para você


O desemprego tem crescido por conseqüência da falta de políticas públicas adequadas, pela alta dos juros, pelo excesso de tributos e de burocracia, bem como pela falta de incentivo à educação e à produção. Se você está desempregado ou em um emprego onde não está satisfeito, há uma solução chamada concurso público. O concurso público, ao selecionar as pessoas pelo mérito e não pelo apadrinhamento, tem o poder de melhorar não só a qualidade do serviço público, mas também de ser um excelente caminho para você, leitor.
Em regra, para se obter uma vaga no serviço público, é necessário se submeter a um processo seletivo, através de concurso público. É uma seleção aberta a todos, onde o candidato deve responder a uma prova e é considerado classificado conforme sua nota. A estabilidade é considerada a maior vantagem do concurso público, uma vez que os governos (federal, estadual e municipal) não demitem seus funcionários. Isso só acontece com terceirizados e não concursados.
Há também outras vantagens: salários atrativos (algumas vezes mais altos que nas empresas privadas), carga de trabalho razoável, aposentadoria diferenciada, plano de saúde, status etc. Você recebe seu salário todo mês, não é demitido, tem direito a férias, 13º etc. Outra vantagem muito importante: você recebe do governo para servir à coletividade, ao próximo. Sua atividade profissional será útil para o País.
Atualmente vivemos um período com muitos concursos públicos, havendo mais de um milhão de vagas a serem abertas nos próximos anos, a partir de 2007. Teremos concursos para milhares e milhares de cargos públicos. É só abrir os jornais para descobrir como é grande a oferta de vagas. Existem concursos para todos os tipos de atividade e para todos os níveis de escolaridade e de remuneração.
Se você quer ser um servidor público, deve começar a se preparar com seriedade e antecedência para isso. Pois não é um processo rápido, nem fácil. Passar em concurso é trabalhoso, leva tempo, exige dedicação e disciplina. Por outro lado, as compensações e prêmios por esse esforço são recompensantes. Ou seja, vale a pena. Embora não haja um prazo determinado, as pessoas levam em média de 1 a 3 anos para serem aprovadas, se trilharem o rumo certo. Imagine se você, leitor, daqui a 3 anos, puder estar um emprego estável, respeitado, bem remunerado, com a chance de fazer a diferença e melhorar a vida do próximo? Imagine em 3 anos ter status, tempo para a família, exercer parte da autoridade pública e ainda ter direito à aposentadoria?
Bom, esse tipo de notícia me leva a pensar sobre nós acadêmicos de administração e sobre nosso futuro profissional. Isto é, nos preparamos por basicamente 4 anos em uma instituição de nível superior pra nos tornarmos profissionais capacitados para gerir pessoas e entidades da melhor maneira possível, mas, e depois quais vão ser os caminhos escolhidos?
Vale a pena optar somente por estabilidade? Meu perfil se encaixa nesse tipo de atividade? Minhas ambições financeiras serão o único determinante de futuro? E que tipo de profissionais nos tornaremos?
Os concursos são extremamente atraentes sim, isso é indiscutível; mas eles são a melhor opção?

(2)Postado por: Márgilla Brandão.


Fonte: http://www.pciconcursos.com.br/comopassar/123

Nenhum comentário: