domingo, 30 de novembro de 2008

Microsoft faz nova proposta pelo Yahoo!


A Microsoft tenta novamente comprar o Yahoo!. Dessa vez, a empresa de Bill Gates quer apenas a parte de buscas do portal, e por ela oferece um valor de 20 bilhões de dólares.
O acordo inclui um investimento inicial de 5 bilhões de dólares para que o ex-diretor-executivo da AOL, Jonathan Miller, e o presidente da Fox Media Interativa, Ross Levinsohn, assumam o controle do Yahoo!. Os dois teriam que trazer investidores que colocassem mais 5 bilhões no negócio. Esses investidores terão o direito de indicar três dos 11 componentes do corpo diretivo do Yahoo!.

O acordo para controle operacional do serviço de busca teria duração de 10 anos, deixando para o Yahoo! o controle total da operação dos demais serviços. A mudança promete valorizar o Yahoo! em dois bilhões de dólares por ano. Levinsohn desmentiu essas informações.
Steve Ballmer, diretor-executivo da Microsoft, disse que não tem mais interesse em comprar toda a companhia, apenas o serviço de busca. Na última tentativa de aquisição, não aceita pelo fundador do Yahoo, Jerry Yang, a oferta foi de 47,5 bilhões de dólares.




Comentário Pessoal: A partir desse link é possível acompanhar toda a trajetória de negociação entre microsoft e yahoo!. Desde Fevereiro deste ano, a empresa de Bill Gates vem tentando através de uma proposta tentadora comprar o Yahoo!, que tem como fundador e CEO Jerry Yang. Porém Gates não teve muito sucesso pois Yang rejeitou sua proposta de 47,5 bilhões de dólares. O CEO do Yahoo! foi bastante questionado pelos seus acionistas pela sua decisão, pois era de conhecimento de todos que as ações da companhia havia sofrendo uma queda considerável, nos últimos 10 balanços trimestrais o desempenho do Yahoo! ficou nove vezes abaixo das expectativas do mercado. Mas ele acreditava em uma recuperação da empresa. Na segunda quinzena deste mês Yang decide deixar o cargo de CEO do Yahoo! assim que encontrar outra pessoa pra ficar no seu lugar.

Depois dessa notícia as ações da companhia aumentaram, pois com sua saída a companhia ficaria mais flexível a pssíveis acordos com a microsoft. Eis que surge a nova proposta da gigante dos software, só que agora Steve Ballmer, quer apenas o site de busca, e não mais toda a companhia, com o intuito de valorizar o Yahoo! em dois bilhões de dólares por ano. Uma grande sacada.

Onde será que isso vai acabar?


(9) Postado por: Anatacha Sobreira

Nenhum comentário: